"A Casa Sobre A Rocha" (Mt5:24).

“O Amor é a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lição é exigida do homem.” (O Livro De Mirdad)

Uma Única Mente – Parte 4 de 20 – David Hoffmeister

Posted by José Eduardo Glaeser em 24/10/2010

UMA ÚNICA MENTE
Diálogos com David na Argentina – Parte 4

P: O Curso tem algo a ver com os ensinamentos de Freud sobre instinto de vida e o instinto de morte?

D: Você está se referindo às idéias de “eros” e “tanatos”. Sim, Sigmund Freud contribuiu muito para a compreensão da mente. O eros que Freud descreveu era ainda relativo ao corpo. O tanatos, ou desejo de morte que ele descreveu, era também ainda relacionado ao corpo. Jesus revela em Um Curso Em Milagres que o ego é o desejo de morte e o ego é uma crença na mente. A forma é somente um símbolo da crença do ego. Jesus afasta da forma as definições de vida e morte e leva para os estados da mente. A morte é qualquer coisa que não seja alegria constante – irritação, contrariedade, assassinato ou fúria. Até mesmo um suspiro de cansaço, fatiga, é uma representação da crença do ego. O propósito do Espírito traz uma sensação de vitalidade, energia ilimitada, alegria e não é diretamente relacionado ao corpo. Por um tempo, parece ser demonstrado através do corpo – em sorrisos e abraços e muitas expressões de amor. Mas na profunda meditação, a mente começa a perder a consciência do corpo. O corpo é somente um instrumento de ensino e muito temporário. O corpo e o mundo tornam-se periféricos na sua consciência à medida que você se alinha com o Espírito Santo.
Um corpo eu não sou, mas sim espírito puro e livre
Com um coração cintilante da verdade que vive eternamente.
(da Música de Cristo – “Wings Of Peace”)
P: Eu tenho sofrido de ataques de pânico, porém lá no fundo do meu coração eu sei que Deus existe. O que eu posso fazer para vivenciar a existência de Deus e do amor e ser curado do medo?

D: Ataques de pânico podem continuar por algum tempo conforme você trabalha estritamente com Um Curso Em Milagres porque você está passando da escuridão para a luz. Por vezes pode parecer muito intenso e pode ser sábio recuar por um momento, como você fez. O Espírito gentilmente o conduzirá de volta quando você estiver preparado.

P: Você medita muito?

D: Antes isso parecia ser uma prática que envolvia sentar de olhos fechados por alguns períodos de tempo. Agora a meditação é um estado da mente. A mente está quieta, mesmo quando o corpo parece se mover e palavras parecem vir.

P: O que te diz que o Curso é verdadeiro?

D: É a minha experiência de felicidade e alegria. Um Curso Em Milagres vai além da teologia e além dos conceitos para uma experiência viva. Eu não queria uma outra teologia – eu tinha lido muitas. Na medida em que comecei a vivenciar milagres e sentir a paz e a alegria e a liberdade, e a duração disso era mais e mais longa, eu pude ver que os meios que eu tinha buscado pela paz, liberdade e amor no passado eram todos baseados em circunstâncias e procurando pelas coisas para serem de uma certa maneira. Os milagres me mostraram que o estado a minha mente era uma decisão. Jesus me disse que o único uso correto do julgamento era “Como eu me sinto?” Ele me disse para ser honestos em relação aos meus sentimentos. Alegria e felicidade são os sentimentos mais honestos. Quando eu fui capaz de liberar o medo e a culpa, a felicidade foi duradoura.
Existe uma paz dentro da nossa alma.
Uma alegria cintilante flui da nossa santidade.
Existe uma Vontade que deseja a nossa felicidade,
Que está sempre nos abençoando com o Amor divino.
(da Música de Cristo – “One Self”)
P: Com Jesus no seu coração, você parece ser poderoso.

D: Sim. “Invulnerável” é a palavra que vem em mente.

P: Talvez você saiba que este país está tendo problemas de dificuldade econômica. É possível viver num país como a Argentina e ao mesmo tempo ler e praticar o Curso?

D: Sim, é inevitável praticar o Curso onde quer que você pareça estar. Pegue por exemplo a pobreza. Essa foi a parte da transformação que eu vivenciei. Eu acreditava que pobreza estava ligada às condições materiais. Jesus ensinou que a pobreza era a mesma coisa que o modo de pensar do ego. Existem muitas pessoas que possuem muitas riquezas e posses que verdadeiramente vivem na pobreza por causa da sensação de falta e do modo de pensar do ego. Para o ego nunca há o bastante. Então isso me ajudou a reconhecer que pobreza era um estado da mente. Ao confiar no Espírito Santo, tudo que aparentemente que eu preciso para compartilhar a mensagem é provido sem nenhum esforço. Vir para a Argentina é um bom exemplo disso. Passagens de avião – Dave Powell doou o programa de milhagens para que pudéssemos vir. Nós usamos dinheiro doado para táxis e alimentação. É o dinheiro e os recursos do Espírito Santo. É o plano do Espírito Santo. Nós não consideramos que países são ricos e quais são pobres. No plano do Espírito Santo nós ouvimos e seguimos, e é sempre uma dádiva para o próprio Ser.
Eu me rendo às bênçãos que caem como chuva.
Eu me rendo à cura que desfaz a minha dor.
Eu aceito a Sua ternura, abraçando o Seu Cristo.
Minha mente se rende ao Seu carinho, Seu amor pela Sua criança.
Eu me rendo. Eu me rendo. Eu me rendo a Você.
(da Música de Cristo “I Surrender”)
P: Qual foi a técnica exata que você usou para desfazer o ego? (Gargalhadas)

D: A fórmula! (Gargalhadas) Existe um jeito de reconhecer o ego. De todas as maneiras, aspectos e formas, a crença do ego diz: Existe uma causação na forma. Por exemplo: “Você me magoou. Você me faz ficar com raiva.” Coisas que nós aprendemos quando éramos criancinhas: “minha irmã ganhou mais do que eu.” Isso também é relativo a todas as disciplinas e ciências. Para cada ação, há uma reação. Existem causas no mundo e efeitos dessas causas – causas e conseqüências. O Curso re-treina a sua mente para ver que a sua mente é causativa. A forma nunca é causativa. A forma é um efeito falso de uma causa falsa. A causa falsa é o ego. O ego é a crença de que a separação de Deus é real, e o mundo das aparências surge para testemunhar essa crença. Então, conforme você pratica as lições do Livro de Exercícios, a falsa causação é desfeita. O ego diz: Coma demais e você engordará. O ego diz: Faça exercícios e você emagrecerá. O ego diz: Coma esses alimentos e você adoecerá. O ego diz: Coma aqueles alimentos e você será saudável. O alimento não é causativo! Exercício não é causativo! Pílulas e remédios não são causativos! O sol não pode fazer você sentir calor. É tudo pensamento.
Esta não é a razão do porquê. Esta não é a razão do porquê.
O problema não está aí fora. Você tem que olhar para dentro…
Seu mundo é feito de pensamentos, de conceitos e crenças,
A fonte de toda a sua dor, seus problemas e pesar.
Com coragem você deve olhar para todos os seus sonhos de pecado,
E deixar que eles sejam dissolvidos pela luz do amor interior.
(da Música de Cristo “ That’s Not The Reason Why”)
Sua mente não está à mercê do mundo. Ela está limitada pelos pensamentos do ego. No momento em que você libera os pensamentos do ego, sua mente é livre e ilimitada. Jesus demonstrou isso há 2.000 anos atrás, acalmando os mares, dizendo coisas como, “Se você tem fé como um grão de semente de mostarda, você pode mover montanhas.” A mente está movendo todos os planetas e esferas! Helen Shucman uma vez perguntou a Jesus: Qual é a relação entre astrologia e as vidas dos homens e mulheres, se tudo é uma escolha da mente? Jesus disse: Sua mente é tão poderosa, ela está movendo todas as pessoas por aí e mais ainda, todos os planetas e esferas. Isso é poderoso! Então, você começa a reconhecer, como Um Curso Em Milagres ensina, “Eu sou responsável pelo que vejo. Eu escolho os sentimentos que experimento e eu decido a meta que quero alcançar. E todas as coisas que parecem me acontecer, eu as peço e as recebo conforme pedi.” Nada é por acaso. Nada é aleatório. A mente evoca testemunhas para aquilo que ela acredita, então voltamos ao questionamento das crenças para que possa ser livre. Isso é muito fortalecedor. Quando você segue o Curso, você não está mais à mercê do mundo. Você vê que você não é um pequeno ser humano num mundo vasto. Você vê que o mundo está na sua mente. Ele é um reflexo dos seus pensamentos. Assim que você muda a sua mente, o mundo que você vê muda também. Assim como é dentro, é fora. E a iluminação mostra que não há nenhum mundo dentro ou fora. Há uma mente! Uma mente não pode ser dividida, mesmo em dentro e fora. No Amor de Deus, tudo é uno.
Só existe luz livre da forma e do tempo.
Só existe paz brilhando na mente una.
Só existe uma verdade, o Pai um com Cristo,
E amor é tudo que eu sou.
(da Música de Cristo “Love Is All I Am”)

http://www.global-miracles.net/

Uma resposta para “Uma Única Mente – Parte 4 de 20 – David Hoffmeister”

  1. Rosilaine said

    Olá Duda

    Parabéns pela iniciativa em nos oferecer este espaço para reflexão e oração.
    São leituras que vêm para nos ajudar a intensificar nossa experiência e nossa re-ligação (religião) com nosso Ser.
    Bom é reconhecê-lo como parte de mim.
    Bom é saber que Agora somos UM com Aquele que é nossa Fonte.

    beijos de Luz

    Rosilaine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: