"A Casa Sobre A Rocha" (Mt5:24).

“O Amor é a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lição é exigida do homem.” (O Livro De Mirdad)

Uma Única Mente – Parte 5 de 20 – David Hoffmeister

Posted by José Eduardo Glaeser em 24/10/2010

UMA ÚNICA MENTE
Diálogos com David na Argentina – Parte 5

P: É exato pensar no Curso como uma re-interpretação da Bíblia?

D: Sim, eu acho importante ver que tudo na forma pode ser usado pelo Espírito Santo ou o ego. O Espírito Santo tem usado a Bíblia há séculos para conduzir ao reino do céu interior, e existiram muitos santos e místicos que seguiram esse caminho. Agora o Curso é um outro instrumento, mas você encontrará nele o que você quer encontrar nele. Algumas pessoas pegam o Curso e o jogam no rio. Alguns o jogam no vaso e dão a descarga – tenho escutado muitas estórias. Uma mulher estava tão brava com o Curso que ela rasgou página por página e jogou no lixo. Um Curso Em Milagres é muito direto, e o ego está muito amedrontado com esse livro. Mas, novamente é importante reconhecer que toda forma é neutra. É o desejo do coração que traz a salvação. O ego está aterrorizado com o Espírito Santo. Há uma sentença em Um Curso Em Milagres que diz que o ego “adora estudar ele mesmo.” Então, o Curso é feito para ser usado como um instrumento que leva à experiência de Cristo, assim como a Bíblia foi feita para a experiência de Cristo. Assim como há 2.000 atrás os escribas e os fariseus que se concentraram na forma, mas perderam o espírito, você não quer cair nessa armadilha. Não faça com que Um Curso Em Milagres seja especial. É apenas um instrumento para te ajudar a voltar para dentro. O ego é a voz da comparação. O ego pode tentar comparar o Curso com a Bíblia, como se um fosse melhor que o outro. A forma é neutra. Você encontrará no Curso ou na Bíblia o que você está procurando. O ego sempre encontra sacrifício e punição e penitência e usa os símbolos do mundo para ensinar seu sistema de pensamento. O Curso foi escrito de uma maneira que seja mais fácil evitar essas armadilhas. Então se você tem disponibilidade, você pode alcançar a experiência para a qual o Curso aponta.

O Espírito diz, Minha criança, dê Me seus sonhos para serem abençoados.
Tudo que é necessário: sua pequena disponibilidade.
Para fora da escuridão voa um fênix até o sol.
Eleva-se na Luz. Lembre-se nós somos um.
(da Música de Cristo – “The Little Willingness”)

P: O Curso nos escolhe?

D: Sim, a questão é sempre: Eu escolhi o Curso ou o Curso me escolheu? Na introdução do Curso, ele diz que este é um “curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo.” Mais adiante, no Manual de Professores, ele diz que você não está no comando da forma. Sua disponibilidade para despertar é refletido na forma. De um certo modo, há um destino na forma. Tudo na forma, o roteiro do tempo, já aconteceu. Este mundo, verdadeiramente acabou e se foi. O ego fica chamando-o de volta, como se ainda estivesse aqui. O Espírito Santo resolveu a crença na separação em um instante. Agora é necessário o treinamento da mente para aceitar esse instante, para aceitar a correção. Só parece tomar tempo.

Venha Comigo, Minha criança, Eu estou te chamando,
Para sempre te chamando para sair do mundo.
(da Música de Cristo “The Call”)

P: Todas as formas de doença são lições que precisamos aprender?

D: A doença é uma lição impossível! Doença e ego são a mesma lição. O Espírito Santo é uma lição e o ego é uma lição. Eles são lições diferentes. Então, a mente que se apega ao ego está tentando aprender uma lição impossível, uma lição que nunca pode ser aprendida porque o medo não é real. É como ficar batendo a cabeça na parede para aprender a lição do medo. O Espírito Santo é uma lição do perdão. É a única lição que pode ser aprendida, pois ela reflete o amor de Deus. No reino do céu, não há necessidade para o perdão. A Verdade não necessita de correção. A mente adormecida está carente de correção, e isso é o perdão. O ego tem uma versão diferente do perdão. O ego diz: “Você fez isso contra mim. Eu tenho a evidência. Eu vi com os meus próprios olhos. Eu ouvi com os meus próprios ouvidos. Mas, à parte da gentileza do meu coração, embora você tenha me prejudicado porque eu sou superior eu te perdoarei.” O Espírito Santo ensina uma versão diferente do perdão: Você perdoa o seu irmão e sua irmã pelo que eles não fizeram. A mágoa era uma percepção equivocada, uma armação do ego para culpar uma outra pessoa, para culpar a pessoa que você pensa que você é, para culpar o governo, culpar o clima, culpar alguma coisa na forma pelo estado da sua mente. O perdão abandona a armação. É por isso que o perdão é sempre uma dádiva a si mesmo. Ele devolve a mente para a paz.

Vamos começar de novo: Veja-me como sou verdadeiramente.
Vamos começar de novo, com um coração que compreende.
Vamos esquecer o que nunca foi, o ódio que não poderia existir
e compartilhar a luz santa da paz na realidade do Amor.
(da Música de Cristo “Let’s Begin Again”)

P: O que você pensa do carma? Jesus fala sobre isso no Curso, ou não?

D: Jesus não fala do carma em Um Curso Em Milagres, e se o carma é compreendido como pagar pelos erros passados no presente, esse seria um ponto de vista do ego da condição humana. Um Curso Em Milagres ensina o poder do presente momento e, de fato diz que todas as decisões são baseadas na crença. Então, é importante questionar e limpar todas as crenças. É um Curso para esvaziar a mente, e até que a mente seja esvaziada de todas as crenças do ego, vai parecer que o passado está causando o presente. Embora Jesus não fale sobre o carma em Um Curso Em Milagres, ele passa muito tempo falando sobre a causa e o efeito, então eu lhes darei algumas metafísicas básicas sobre causa e efeito:

No céu, causa e efeito estão juntos. É por isso que Jesus ensinou, O Pai e eu somos um. Deus é a causa. Cristo é o efeito. Eles têm uma eterna canção de gratidão. Esta é a gratidão da criação. Quando a mente pareceu adormecer, causa e efeito se dividiram e inverteram. “Dividir” no sentido de que isso é a brecha do tempo, e “inverter” aquilo que foi feito pareceu se tornar o fazedor. É por isso que a mente que acredita nesse mundo acredita que ele tem sua origem ou causa através da concepção, relação sexual, um homem e uma mulher se unindo. Quando alguém pergunta para esta mente de onde ela é, ela dá uma cidade ou um país. Ela não diz, eu sou de Deus, porque a causa e o efeito estão divididos e invertidos. Esta mente adormecida agora acredita que está à mercê de um mundo que parece ter causas nele. Por exemplo: o sol me esquenta… O gelo me esfria… Você me magoa… Você me fez ficar com raiva… Você me decepcionou… Esta cidade é muito congestionada e me faz claustrofóbico… e assim por diante. Então este Curso é um curso em reverter causa e efeito, ver que tudo é uma decisão da própria mente, que você nunca está transtornado com o mundo e as circunstâncias, nunca transtornado com os resultados, mas apenas transtornado com os pensamentos do ego. “Meus pensamentos de ataque estão atacando a minha invulnerabilidade” “Eu nunca estou transtornado pela razão que imagino.” “Eu posso escapar do mundo que vejo desistindo dos pensamentos de ataque.” É um trabalho interno. “Não busques mudar o mundo. Em vez disso, busques mudar a tua mente sobre o mundo.”

Então se você está com medo, ou com raiva, melancólico ou triste,
Lembre-se que você escolhe cada sentimento que você tem.
Ouça pela Voz que está esperando em sua mente
Para te ajudar a escolher outra vez e ajudar a decidir
Existe um outro jeito, um outro jeito de viver.
Existe um outro jeito, um jeito que você pode perdoar.
Cada sentimento e cada pensamento é algo que você fez.
Encha sua mente com a luz e deixe a escuridão desaparecer.
Este é o outro jeito.
(da Música de Cristo “Another Way”)

Quando você traz a causa e o efeito juntos, você vê que a iluminação é agora. Não há nenhuma brecha de tempo que você tem que esperar por Deus para te dar a salvação. Deus seria cruel se Ele fizesse você esperar pela felicidade. A Vontade de Deus é a sua felicidade completa, exatamente agora. Então, para revisar: Reverta a causa e o efeito e traga-os de volta, juntos. Esta é a Expiação, o completo perdão. Não existe nenhum problema que não desaparecerá no poder deste momento.

P: No entanto… (risadas) E quanto à lição “Todas as coisas são lições que Deus quer que eu aprenda?” Portanto, nós temos que aprender, pois anteriormente tomamos decisões equivocadas. Então carma parece real para mim neste sentido – corrigindo equívocos, em vez de pagar pelos equívocos. O meu entendimento é que carma é a lei da causa e efeito.

D: O que se planta se colhe… O que vai, volta…

P: Sim. É por isso que temos que aprender, porque se nós não tivéssemos que aprender, não estaríamos aqui. Você acompanha meus pensamentos sobre isso?

D: Sim. Jesus usa a terminologia da educação: aprendizado, lições, um curso. Quanto mais você trabalha com Um Curso Em Milagres, mais você reconhece que ele realmente está falando não é sobre aprender – mas desaprender, descascar a cebola da consciência de todas as falsas crenças do ego. É muito parecido com a meditação Zen, esvaziando a mente de tudo que ela acredita e pensa. Então ele usa os termos “aprender” e “lição” porque é com isso que a mente está acostumada. Porém, toda experiência ensina que para ser feliz, eu devo abandonar todo aprendizado. O mundo do ego é construído no aprendizado. Ele aprendeu crença sobre crença, e conceito sobre conceito – nunca parar e ponderar o que estava fazendo, aprendendo a se aprofundar mais na escuridão, esquecendo a luz original da criação. É muito parecido com um professor usando um retroprojetor, colocando uma folha sobre outra no projetor, e o que surge na parede é uma figura de sombras: corpo, masculino / feminino, alto / baixo, jovem / velho, Argentino / Americano, estudante de UCEM / não estudante de UCEM. Aparece na tela do mundo. Nós temos que remover todas as folhas para que a luz pura possa ser refletida na tela. Então, é realmente sobre desaprender – embora tenha 365 lições! Se você compreender uma lição totalmente, sua prática do Livro de Exercícios acabou. Poderia ser a lição 5 ou 135. Abordar cada lição com tanta paixão que você espera despertar esta manhã. Não pense que você vai ficar fazendo isso por anos e anos. Se é isso que você espera, é assim que isso pode parecer. Sua mente é poderosa assim.

Ficando claro, ficando claro, limpando todas as imagens do medo.
Ficando claro, ficando claro, lembrando do nosso propósito estando aqui.
(da Música de Cristo “Getting Clear”)

http://www.global-miracles.net/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: