"A Casa Sobre A Rocha" (Mt5:24).

“O Amor é a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lição é exigida do homem.” (O Livro De Mirdad)

Uma Única Mente – Parte 11 de 20 – David Hoffmeister

Posted by José Eduardo Glaeser em 11/11/2010

UMA ÚNICA MENTE
Diálogos com David na Argentina – Parte 11

P: Quantas vezes deveria se fazer o Livro de Exercícios para ter a prática interna constante?
D: Não existe uma resposta fixa para essa questão. A orientação do Espírito Santo é altamente individualizada. No fim do Livro de Exercícios ele diz que o Curso é um começo, não um fim. Praticar as lições do Livro de Exercícios é apenas uma maneira de aprender a ouvir a Voz do Espírito Santo. Depois que você praticou o Curso, isso parecerá muito natural. É mais uma questão de disponibilidade e prontidão, e não tanto uma questão de tempo. Um Curso Em Milagres de fato diz “O ego gosta de se estudar”. Então se você está estudando há 25 anos e fez o Livro de Exercícios muitas vezes, você tem que ficar estar atento a esta armadilha! É como os escribas e os fariseus na época de Jesus. Eles se envolveram tanto com significado literal da lei que perderam o espírito da lei. Você não quer fazer de Um Curso Em Milagres um ritual. O objetivo do Curso é a experiência do perdão, e a estrutura é destinada a desaparecer gradualmente.

P: Como reconhecemos que não estamos em uma armadilha do ego?
D: Jesus realmente diz que há um único uso correto do julgamento: Como você se sente? Seus sentimentos são barômetros; como uma pedra de toque. Este é um jeito de aprender ser honesto momento a momento com os seus sentimentos. É por isso que no início muita persistência é necessária. Quando a mente está destreinada, freqüentemente ela está transtornada. O espelho é muito escuro e precisa ser limpo.

Brilhe através das máscaras da escassez, conformidade e sorrisos.
Brilhe afastando todas as imagens na quais eu pensei me esconder.
(da Música de Cristo “Shine Through Me”)

P: Qual é a importância da meditação?
D: Um Curso Em Milagres é uma técnica destinada para conduzir a mente à meditação. Jesus não presume que a mente já esteja treinada, então ele planejou um sistema para te levar lentamente, passo a passo; e quanto mais você se aprofunda no Livro de Exercícios, mais exercícios você encontra te conduzindo ao silêncio. Ele não enfatiza posturas do corpo ou técnicas de respiração ou cânticos, mas ele rapidamente remove os detritos, a desordem e a tagarelice.

Você é o meu destino. Aonde quer que eu vá, você está lá.
Você é o meu destino nas asas da oração.
Você é a minha doce vibração. Você é a minha meditação.
Você é a celebração do amor que compartilho.
(da Música de Cristo “You Are My Destination”)

P: Quando absolutamente estamos no ego e estamos fazendo o Curso e as lições, o que fazemos? Porque a teoria é boa, mas nos dê alguma coisa prática que podemos fazer quando ficamos emperrados.
D: Você tem que sentir o que funciona para você. O que eu fiz, foi usar uma fita que eu tinha com os dizeres do Curso combinado com música suave, e eu apenas relaxava e ouvia esta fita, e o ego sempre se derretia. Uma vez quando eu estava na situação que você descreve, eu fui até uma cadeira na minha sala, sentei lá e disse para o ego: “Não vou sair dessa cadeira até que você saia da minha mente! Eu não tenho nenhum lugar para ir e nada para fazer.” (Gargalhadas) Então, não havia distrações. Freqüentemente o ego quer que você fique ocupado e distraído. Um Curso Em Milagres é um modo rápido de desfazer o ego, e a resistência do ego ao Curso é enorme. Se você chega num ponto onde parece extremo demais, tudo bem deixar o livro por algum tempo. O Espírito Santo e Jesus nunca ficarão bravos. Há estórias de pessoas usando o Curso como breque de porta ou apoio de planta. Mas no tempo certo, elas pegam e retomam. Há outras estórias de pessoas lendo o Curso e tendo grandes dificuldades para entender o significado. Então num momento de insight e prontidão, elas conseguem ler o Curso e compreender mais profundamente. É realmente uma questão de disponibilidade da mente, e não uma questão do quanto você lê ou quão rápido você vai. Seja sempre gentil consigo mesmo. Se você perder um período ou dois de prática, apenas observe o equívoco, entregue-o ao Espírito Santo, e comece a praticar outra vez. Não combine com o erro batendo em si mesmo por ter perdido um período de prática.

P: O ego é menos resistente ao Curso em crianças e adolescentes?
D: Uma coisa que é maravilhosa sobre Um Curso Em Milagres é que ele não faz nenhuma distinção entre crianças e adultos. Ele vê todos como um irmão ou irmã e mantém o foco na mente e nos pensamentos da própria pessoa. Crianças podem ser testemunhas da inocência e o jeito brincalhão e a espontaneidade para a sua mente quando você está no milagre. Porém, para o ego, elas podem parecer oferecer uma relutância. Crianças são maravilhosas para desfazer o que o Curso chama de “problema de autoridade”. A mente que tenta fazer a si mesma negou que Deus era seu autor e inventou um mundo no qual existem muitas questões de autoridade: aparentes questões entre pais e filhos, entre cidadãos, entre sistemas de crença, entre cidadãos e governo, entre nações. Então tudo isso apresenta oportunidades para entregar a situação ao Espírito Santo e ver que não há nenhuma luta entre pessoas. A luta é tentar agarrar-se ao ego.

Beleza no vento, fazendo as flores dobrarem e balançarem.
Ouça as crianças rindo, correndo na beleza do dia.
(da Música de Cristo “Beauty”)

P: O que são pensamentos mágicos?
D: Jesus fala de mágica em Um Curso Em Milagres como qualquer coisa na forma que é dada uma crença de cura. Em termos práticos você pode pensar em remédios, exercícios e tratamentos para o corpo como diferentes formas de mágica. Jesus ensina que toda a cura é da mente. Mas se você está amedrontado demais para aceitar a cura da mente, às vezes uma mistura de mágica e milagres é necessária. Então remédios poderiam ser considerados como dispositivos temporários que trarão alívio temporário até que você aprenda a aceitar a cura do Espírito Santo. A mágica não é vista como má. É apenas usada até que a mente esteja pronta para aceitar o milagre. A severidade da doença não importa. Milagres trazem cura para a depressão e estados psicológicos da mente, e também abrange a remoção dos sintomas do corpo. O principal ensinamento é liberar pensamentos de ataque e mágoas, pois são eles que produzem todas as formas de doença. Toda doença é doença mental. Toda cura é da mente.

Dê-Me seus sonhos e Eu os desfarei,
Com compaixão renová-los, removendo toda dor.
Dê-Me seus sonhos, todo o seu sofrimento,
Feitos do nada, negando o seu valor.
(da Música de Cristo “Give Me Your Dreams”)

P: O Nico aqui [filho dela sentado ao seu lado] tem nove anos e é um estudante do Curso.
D: É bom começar cedo! Você não tem que desenvolver um ego e então aprender como abandoná-lo. É melhor desfazê-lo o mais cedo possível. Isso vai economizar muito tempo.

P: Ele já sabe o propósito dele, que é ser feliz.
D: Sim! Essa é a Vontade de Deus para nós, ser perfeitamente feliz.

P: E como a criança tem uma mente livre, ele aprende muito rápido. Dizem que ao dar um brinquedo a uma criança de um ano ou um ano e meio, em 90 segundos a criança vê tudo que ela precisa ver. Ela larga o brinquedo imediatamente porque ela viu tudo que ele tem a oferecer. (Gargalhadas)
D: Há um homem nos Estados Unidos que escreveu um livro com o título ‘Tudo Que Eu Preciso Saber, Eu Aprendi no Jardim de Infância.’

P: Robert Fulgum! Foi traduzido para o espanhol.
D: Uma vez eu tive um encontro maravilhoso com uma criança do primeiro ano. Eu pedi a ela para descrever suas experiências no jardim de infância. Ela aprendeu a respeitar a propriedade dos outros, ter um bom relacionamento com os outros alunos, compartilhar? Havia hora do lanche e uma pequena soneca? Ela se divertiu? Ela era muito feliz? Ela disse sim para todas as minhas perguntas. Então, quando ela começou a descrever todos as matérias que ela estava tendo – leitura, escrita, aritmética e muitas outras – eu perguntei por que ela estava fazendo isso. Ela parou e olhou para mim por um momento, e o pai dela disse “Aonde você quer chegar com isso?” (Gargalhadas) Mas o ponto é que todo o nosso aprendizado das diferenças, que é a maior parte da nossa educação, nos diz o que perseguir neste mundo e o que evitar neste mundo. Jesus diz em Um Curso Em Milagres que o perdão envolve o abandono de todo julgamento, esvaziando a mente de tudo o que ela pensa que é bom e ruim, certo e errado, prazeroso e doloroso, e permitir que o Espírito Santo lave a mente, limpe tudo que ela pensa que acredita e sabe. O milagre real acontece quando você confia no Espírito Santo para lidar com todas as coisas. Na proporção que você tenta reter algum controle, você ainda vivenciará conflito e aflição. O Curso ensina: Deixa partir e deixa Deus (ser)! Quando nos alinhamos com o Espírito Santo, todos os nossos problemas desaparecem. Eles eram fábulas da imaginação do nosso ego.

Eu sou uma criança. Eu brinco no jardim da luz aos Seus pés.
Nunca estamos separados. Através de cada doce dia,
Estou aprendendo Suas lições de amor.
(da Música de Cristo – “I Am A Child”)

http://www.global-miracles.net/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: