"A Casa Sobre A Rocha" (Mt5:24).

“O Amor é a Lei de Deus. Viveis para que aprendais a amar. Amais para que aprendais a viver. Nenhuma outra lição é exigida do homem.” (O Livro De Mirdad)

Uma Única Mente – Parte 12 de 20 – David Hoffmeister

Posted by José Eduardo Glaeser em 14/11/2010

UMA ÚNICA MENTE
Diálogos com David na Argentina – Parte 12

P: Hoje enquanto estava fazendo minha lição me peguei ficando com raiva. Eu realmente senti vontade de parar e fugir. Então uma outra parte da minha mente disse não, eu deveria continuar. Parece haver duas partes da minha mente – uma que quer correr e outra que quer persistir.
D: Sim, você está descrevendo uma mente dividida. A parte que está em contato com o amor é a parte sã. Ela fica te chamando para o céu e para liberar a outra parte ao Espírito Santo. O Espírito Santo não pode entrar na sua mente e levar embora o medo ou o erro a menos que você entregue voluntariamente. O Curso é sobre trazer ilusões à verdade. É sobre trazer a escuridão da mente à luz do Espírito Santo. Não há nenhuma batalha ocorrendo entre Deus e o diabo. Deus é puro amor. Na verdade, Deus não tem oposto. Este cosmos é o resultado da crença em opostos. É muito difícil manter dois sistemas de pensamento na mente, um de amor e um de medo. Eles não têm ponto de encontro. A divisão é intolerável, e assim um cosmos de tempo e espaço foi feito como uma tela gigante para a projeção do ego. Assim foi feito um mundo de dualidade e opostos, passado e futuro, masculino e feminino, frio e quente, rápido e vagaroso, alto e baixo, grande e pequeno, e assim por diante. Foi feito para ver a divisão no mundo, em vez de ver na própria mente. Para culpar o mundo em vez de aceitar o perdão interior. Este é o sistema do ego para manter a ilusão em curso. Quando você fica com raiva, o ego diz “culpe esta pessoa ou culpe aquela coisa.” Mas ao projetar a culpa, você mantém a raiva! Quando você vê que a raiva vem do seus próprios pensamentos de ataque e mágoas, então você consegue liberar esses pensamentos.

Sombras residem na Terra das Sombras, você nunca pode compreender
Suas conversas sombrias e proezas sombrias, seus pensamentos mutantes e necessidades sombrias.
Elas falam sobre suas feridas, como são vítimas deste mundo.
Elas buscam por outros fantasmas para culpar, aqueles que causaram tanta dor.
(da Música de Cristo “Shadowland”)

Enquanto o erro é projetado, o ego está protegido em sua mente. Jesus sabe que você ficará com raiva muitas vezes. O Curso não advoga abafar ou reprimir sentimentos. À medida que você faz o Livro de Exercícios, os sentimentos de dor irão aflorar. Esta é a sua oportunidade para liberá-los. Jesus ensina: A raiva nunca é justificada. O Perdão é sempre justificado. Este é um outro modo de falar que o Amor não tem inimigos. Abençoe aqueles que te amaldiçoam. A raiva nunca é daquilo que parece ser, então vamos dar uma olhada em algumas metafísicas básicas subjacentes da raiva:
Quando a mente acreditou que ela caiu da graça e se separou de Deus, ela ficou com muito medo. A voz do ego, que é a voz do medo, disse para mente que ela era culpada e que tinha que fugir. Você poderia dizer que o Jardim do Éden falado na Bíblia descreve o mundo do tempo e espaço. O cosmos é como uma folha de figueira gigante com a qual a mente tentou se cobrir. Deus é puro amor e unicidade. Portanto, Deus não pode entrar na dualidade. A dualidade é o esconderijo. Para a mente que acreditou que tinha se separado de Deus, o ego disse: “Aqui é o seu novo lar. Fique contente com o corpo como seu novo lar. Nós faremos um novo tipo de amor, com corpos. Nós faremos um novo tipo de liberdade, com o movimento dos corpos. Nós faremos um novo tipo de felicidade com prazeres dos sentidos, para tomar o lugar do seu lar no céu.” Alguns sistemas de crença ensinam até a imortalidade do corpo, mas o corpo é temporário, assim como são todos os prazeres efêmeros do mundo. Eles vêm e vão, mas eles nunca satisfazem completamente. O ego quis que Deus abençoasse seu novo mundo e desse realidade à fantasia do tempo e espaço. O motivo da raiva é porque Deus não pode fazer isso! Deus é amor divino. Deus conhece o Cristo como amor divino. Este amor é abstrato, alegria total, comunicação constante, gratidão, infinito, perfeito. Deus não seria Deus se Ele concedesse o desejo do ego, então toda raiva é um acesso de raiva, querendo que o temporário seja verdadeiro e real. O perdão libera a ilusão do cosmos inteiro e lembra a realidade que Deus criou eterna.

Meu Espírito te enviou ajuda para perdoar,
Para ver que o que você sonhou é falso. Somente como o amor você vive.
(da Música de Cristo “Song of the Self”)

P: Eu perdi meu filho quando ele tinha oito anos de idade. Eu não pedi a Deus para me levar em vez dele, mas simplesmente deixei as coisas acontecerem. Então quando eu comecei a estudar o Curso, eu me questionei sobre o que eu teria feito se isso acontecesse hoje, quão diferentemente eu teria agido.
D: É um mecanismo comum do ego perguntar a nós mesmos como teríamos feito algo de um modo diferente. Isso aborda a premissa básica do “hipotético” – como se as coisas pudessem ser diferentes do que são. Conforme você começa a ver que a causa e o efeito estão juntos, você vê que tudo que pareceu acontecer foi parte de um roteiro pré-arranjado. Quando a mente pareceu se separar de Deus, ela projetou para fora um cosmos gigante, com muitos, muitos roteiros, muitos enredos, muitas estórias, e o Espírito Santo foi dado em um único instante simultâneo que resolveu todo o problema. Todos os roteiros e estórias do mundo são todos o passado. Isto é diferente da versão linear que o ego ensina, que está dividida em passado, presente e futuro, onde parece que alguns roteiros e estórias são o passado e alguns estão por vir. Então a mente que está vendo isso desta maneira ainda está tentando empurrar o passado para o presente, revivendo lembranças e estórias repetidas muitas vezes como se estivessem ainda acontecendo. Mas o Espírito Santo vê que todas foram resolvidas.

Como se não existisse nenhum tempo com momentos enfileirados.
O momento do poder é agora, aqui na minha mente santa.
O roteiro está no passado. Ilusões não podem durar.
As cenas gentis, sonhos perdoados, eu assisto com alegria e dou risadas.
Porque não existe nenhum mundo.
(da Música de Cristo “As If”)

Sempre há ansiedade e preocupação quando nós negamos que isso tudo é passado. Então você entra no campo do hipotético: E se eu pudesse ter… Talvez se eu não tivesse… e assim por diante, a mente fica rodando e rodando. Eu estava viajando na Flórida alguns anos atrás e havia uma mulher viajando comigo, e nós encontramos um homem numa igreja que era um filósofo em uma universidade local. Ele tinha me ouvido dar a palestra, e ele veio falar comigo e a minha amiga, “David, por favor, seja prático. Você quer dizer que se um homem se aproximasse da sua amiga e colocasse uma faca me seu pescoço, que você ficaria aí parado tão manso quanto Jesus, em total indefensividade, e apenas assistir o que quer que estivesse acontecendo?” E eu disse a ele, venha para a reunião desta noite e levante esta questão para todo o grupo, eu usarei isso para um ensinamento sobre o “hipotético”. O ego tem um monte de roteiros hipotéticos, uma imaginação cheia de medo, mas, uma vez que você começa a ver que tudo que parece acontecer no mundo é apenas um reflexo dos seus pensamentos, você descobre que quando você está sem medo, não há ameaça ou perigo que seja possível.

Descubra, descubra que ninguém é outro,
Mas parte do seu santo Ser.
Descubra, descubra que cada lindo irmão
Pode libertá-lo dos feitiços escuros do ego.
(da Música do Mundo “Awaken, Awaken”)

O ego acredita no hipotético. Seus agentes de seguro acreditam nos hipotéticos! (Gargalhadas) Seus médicos acreditam nos hipotéticos, então você encontra médicos dizendo aos seus pacientes quanto tempo eles têm para viver. Você encontra agentes de seguro dizendo quantas apólices você têm que ter para estar seguro, e você descobre que todo o mundo dos negócios é baseado no pensamento hipotético. O milagre não é hipotético. Ele te permite ver o falso como falso. É realmente simples assim. Quando você entra no milagre, é como se você estivesse assistindo uma peça tetral na qual você vê todos os atores representando seus papéis perfeitamente. É só o ego que divide a estória e diz que não gosta desta parte ou daquela parte. Ele decide quais serão as vítimas e quais serão os vitimizadores, mas Deus não tem nada a ver com um roteiro onde pode haver vítimas e vitimizadores. A Bíblia ensina que todas as coisas trabalham juntas para aqueles que amam o Senhor. Em Um Curso Em Milagres Jesus diz que todas as coisas trabalham juntas e não há exceções, exceto no julgamento do ego. Então todos os enredos hipotéticos são apenas imaginações cheias de medo. Nós nunca poderíamos ter feito qualquer coisa diferente do que pareceu acontecer. E com isso há paz.

P: E se um homem realmente ameaçasse a sua amiga com uma faca? (Muita discussão e risadas quando ficou evidente que o questionador não entendeu a resposta anterior de David sobre hipotéticos.)
D: Pode parecer difícil de entender porque a mente acredita que existem situações amedrontadoras. O milagre mostra que todas as situações são a mesma. Se o Espírito Santo está sempre presente, e Ele está, não pode haver nenhuma situação onde o perigo é real. Se você se identifica com o corpo, o perigo parecerá inevitável, porque corpos podem ser destruídos. É o Espírito que é invulnerável, e quando você se alinhar com o Espírito, não há nada que você possa perceber que será amedrontador. Quando você se alinhar com o Espírito Santo, você não vivenciará nem dor nem prazer. A alegria vem a ser a sua emoção, pois esta é a emoção do Espírito.

Você é um corpo ou espírito brilhante?
Você é um pecador ou o Cristo?
Se você realmente quer saber as respostas,
Então gentilmente olhe nos meus olhos.
(da Música de Cristo “Forgiveness”)

Se a espiritualidade não é prática, então é mera teologia. Um Curso Em Milagres aponta para a experiência da paz interior, a completa transformação da sua mente, e embora possa parecer difícil mudar o seu comportamento, é necessário muito mais esforço para mudar o seu modo de pensar. Seu comportamento seguirá automaticamente conforme você muda o seu modo de pensar. O sistema de pensamento para o qual o Curso direciona, que é o sistema de pensamento do Espírito Santo, é completamente diferente do modo de pensar deste mundo. E então, pode parecer que há muita resistência para trabalhar com o Curso. Mas se você persistir, eu prometo que as recompensas irão valer a pena! Não há nada mais precioso do que a paz da mente. É verdadeiramente a dádiva de Deus para nós. Nós fomos criados para ser naturalmente pacíficos e todo o stress deste mundo não é natural. Um Curso Em Milagres ensina que o nosso modo de pensar é causativo e nós não estamos à mercê das imagens do mundo. Então, nossa paz e nosso transtorno, ambos vêm do modo de pensar. É por isso que é tão importante estar atento e observar os seus pensamentos. A mente que está viciada neste mundo não foi treinada para prestar atenção aos pensamentos. Ela tem sido distraída por muitas aparências, como um corredor de espelhos no carnaval. E essas distrações tornaram-se tão naturais que parecem como meios naturais de vida humana. Então, agora nós vamos virar o jogo do ego e olhar para o modo do Espírito Santo de perceber o mundo.

Seja erguido, alto acima do chão.
Seja erguido onde a santidade olha para baixo
E te mostra que o campo de batalha dos fantasmas raivosos nunca foi real,
E te mostra que tudo está na sua mente.
O mundo é uma máscara que por trás você se esconde.
(da Música de Cristo “Be Lifted Up”)

 

http://www.global-miracles.net/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: